Reportagem de Jornal O Dias

Artigo de Marco Aurélio Dias, filósofo, espírita e educador

A Educação em Piaget e em Aurellio

Marco Aurélio Dias

Marco Aurellio Dias chama a atenção para o fato de que tudo está em processo de vir-a-ser. Nada é definitivo. Tudo em nós é uma passagem, como um trem que segue um percurso contínuo e indefinido, passando por vários locais e sem fazer nenhuma parada. O mundo se movimenta ao nosso redor como esse trem. E nós nos movimentamos em relação a esse mundo que nos rodeia. Era desse modo que o Lauro de Oliveira Lima entendia a educação. Enquanto a sociedade da década de 60, no Brasil, entendia o adulto como definido e acabado, o professor Lauro entendia-o como processual. O indivíduo está em tramitação contínua. Nunca está formado. Logo, o conceito de eu sou é bastante ilusório, já que tudo muda em nós mesmos e no mundo que nos rodeia. Por isso, em Piaget, a função da educação é tirar a pessoa de dentro do condicionamento (o eu sou, o conhecido), fazendo-a funcionar como processo de vir-a-ser, geração após geração. Toda especulação tem um pouco da tentativa de conhecer-se a si mesmo, bem como visa quebrar os condicionamentos e as limitações. Por isso a educação especulativa é importante. Marco Aurellio Dias diz que, para a natureza, o ser humano existe como uma experiência da evolução, como um processo experimental e não como existência individual e modelo definido. O ser humano como obra da natureza é um indivíduo inacabado, sempre em formação. Além disso, o objetivo principal da natureza não é o indivíduo, mas a espécie. Na natureza o que importa é a continuidade. A pessoa é temporária e a natureza a descarta. A reprodução é a continuidade. A reprodução representa a eternidade biológica e nela acontece o processo evolutivo. A reprodução é o vir-a-ser. Por isso a natureza concentra todo o seu esforço na reprodução. Todo o processo da vida evolutiva acontece na reprodução. Logo, parece lógico o modelo de ensino proposto por Piaget, por estar mais de acordo com as finalidades da natureza, a qual coloca na continuidade os seus esforços evolutivos, e a continuidade é o oposto do condicionamento.

               

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Jornal O DIAS

A VIDA SECRETA DE CHICO TAQUARA



A VIDA SECRETA DE CHICO TAQUARA Como foi a chegada de Chico Taquara na cidade de São Thomé das Letras? Corria o ano de 1860. São Tomé das Letras era um pequeno arraial encravado na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas Gerais. Numa manhã fria de junho, o jovem Chico Taquara, aparentando ter vinte anos, chegou na cidade. Sua intenção era viver retirado em alguma área rural onde se sentisse seguro e preservado da convivência humana. Ele era um espírito livre e controverso. Muitas pessoas querem saber onde ele nasceu, de qual cidade ele veio e quem eram seus pais. Na verdade, são perguntas que não podem ser respondidas, pois não há relatos e nem documentos que comprovem que ele morou em outra cidade antes de se mudar para São Thomé das Letras. Também não há notícias sobre quem foram seus pais, irmãos e parentes. A origem e o destino dele são um mistério que só a filosofia dos mistérios pode esclarecer. Então, segundo a filosofia dos mistérios, quem foi Chico Taquara? Indo direto ao ponto, o fato que a história desconhece é que ele não era um homem, mas um espírito materializado. Alguns místicos entendem e divulgam que a cidade de São Tomé das Letras é um portal que dá acesso a outras regiões mais evoluídas do Plano Espiritual. Esse pensamento é coerente com a filosofia secreta. Porém, o místico Chico Taquara não só foi o responsável por estabelecer esse portal espiritual, mas ele mesmo era um habitante daquelas regiões e se materializou na Terra a partir de lá. Entendendo isso, temos a dizer que naquela manhã fria de junho, em 1860, quando Chico Taquara apareceu na cidade de São Thomé das Letras, ele não estava vindo de uma outra cidade qualquer, porém sim havia acabado de se materializar no plano físico com a missão de construir o portal que conecta aquela montanha aos mundos superiores. Clique aqui e veja mais.



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